quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

De Anão a Gigante





Texto Básico: Lucas 19: 1-10; Iº Samuel 17: 4-11.


v INTRODUÇÃO:
Vamos começar dando uma olhada rápida no contexto histórico do texto de Lucas.
Zaqueu era judeu de nascimento e mesmo assim se tornou cobrador de impostos. Os judeus não gostavam de pagar impostos, porque os governantes da sua época eram adoradores de deuses pagãos. Então todo judeu que se sujeitava às leis deste governo pagão, naturalmente conquistava a rejeição dos seus conterrâneos.

v NANISMO:
A Palavra diz que Zaqueu era tão baixo que não conseguia ver Jesus no meio da multidão. Então, podemos considerar que Zaqueu era um anão, ou tinha características de nanismo.
O que é nanismo? Nanismo é uma deficiência. E por causa desta deficiência, Zaqueu tinha dificuldade de ver aquele por quem viria a sua salvação.

v CAUSA DO NANISMO:
O nanismo é causado pelo défice da hormona, que também é conhecido como somatotropina. Essa hormona atua sobre o corpo favorecendo a formação dos tecidos. A deficiência do hormona do crescimento torna a pessoa incapaz de crescer corretamente.

v SÍNDROME DO NANISMO ESPIRITUAL:
O nanismo espiritual não é diferente. Ele tem atingido muitos crentes nos dias de hoje, impedindo-os de crescerem. Não crescem espiritualmente, não crescem ministerialmente, não crescem na desenvoltura do trabalho na Seara, enfim, não crescem em suas próprias vidas.
Muitos no nosso meio estão sofrendo da síndrome do nanismo, se tornando anãos espirituais. A hormona que favorece o crescimento de nossa vida espiritual é a oração, o jejum, e o estudo da Palavra de Deus. Resumindo: a hormona que favorece o nosso crescimento se chama Relacionamento com Deus.
Sem a hormona espiritual, a formação dos tecidos que nos fazem crescer espiritualmente e ministerialmente não são produzidos, não entram em ação e não se desenvolvem. E esta hormona, isto é, este relacionamento com Deus só pode cumprir sua função através da oração, jejum e estudo da Palavra.

v VIDAS INFRUTÍFERAS:
Muitos aceitam a Jesus, mas permanecem infrutíferos, parados, inertes, porque não dão movimento a hormona espiritual. A somatotropina da sua vida fica em défice e para esse quadro ter uma mudança, é necessário passarmos por uma cirurgia.
Hoje Deus deseja realizar uma cirurgia em sua vida e mudar seu histórico de nanismo espiritual.
Deus te deu dons, te capacitou e te chamou para dar frutos e que seus frutos permaneçam. Mas, para isso acontecer faz-se necessário o exercício do relacionamento com Deus através da oração, que é a ferramenta que usamos para falar com Deus; a leitura diária e estudo da Palavra, que é a ferramenta que Deus usa para falar conosco, nos ensinar, nos corrigir, e nos consolar; e o jejum que é a ferramenta que usamos para fortalecer o nosso espírito e enfraquecer nossa carne.

v ATITUDE CIRÚRGICA:
Zaqueu entendeu que ele precisava de mudança, e por isso não ficou parado se lamentando da dificuldade, da impossibilidade de conhecer Jesus. Não. Ele não se entregou as dificuldades, mas encontrou uma solução para saciar a sua necessidade.
Qual era a necessidade de Zaqueu? Ser de pequena estatura, um baixinho, um anão.
Qual era a necessidade de Zaqueu? Mudar o rumo de sua vida. Mas, Zaqueu sabia que essa mudança só era possível em Jesus.
Seu esforço de descobrir por onde Jesus iria passar, correr à frente da multidão e subir naquela árvore, foi a atitude cirúrgica de Zaqueu, sua atitude de transformação de vida.
Era difícil para Zaqueu subir naquela árvore. Pois pra quem é de baixa estatura, consequentemente possui braço e pernas pequenos.
Zaqueu não podia crescer fisicamente, mas estava determinado a cresce espiritualmente.
Não permita que a deficiência do inimigo permaneça em sua vida. Não deixe que a deficiência da hormona espiritual te impeça de crescer. Tome uma atitude cirúrgica hoje, saia do comodismo. Seu crescimento espiritual e ministerial depende desta atitude cirúrgica que só você pode tomar.

v ISRAEL CONTAMINADO (Iº SAMUEL 17: 4-11):
O exército de Israel se deixou contaminar pela síndrome do nanismo.
Diante dos filisteus e do gigante Golias os homens do exército de Saul temeram. Eles se esqueceram que Deus podia livrá-los.
O próprio rei Saul, que era homem de guerra, se deixou intimidar pelo inimigo. Deixaram a somatotropina do medo, da dúvida, da incredulidade encher suas almas, temeram.
Mas, em Israel havia um garoto, pequeno na aparência, mas gigante em Deus.
Davi era seu nome e nele a somatotropina espiritual não estava em défice, mas sim estava crescente. E a cada dia se tornava maior porque Davi exercia relacionamento com o Deus de Israel. Davi não se deixara intimidar pelo gigante Golias, porque tinha convicção de que o Deus a quem servia era e ainda é infinitamente mais poderoso do que qualquer gigante.
Davi diz ao rei Saul: “Não desfaleça o seu coração por causa dele, o teu servo pelejará contra este filisteu”. Davi possuía a síndrome do gigantismo. A sua hormona estava em crescimento diário, pois ele exercia relacionamento com Deus e por isso Davi teve ousadia de crer. Coisa que seus irmãos, que estavam no campo de batalha, não ousaram. Eram todos eles homens de guerra, mas eram anãos espirituais; e Davi de tão pequeno fisicamente não conseguiu usar uma armadura no seu corpo frágil, mas seu espírito já possuía a arma mais poderosa de universo: Intimidade com Deus! Aleluia!
A Somatotropina espiritual de Davi estava produzindo tanto tecido de crescimento que o pequeno Davi olhou para o gigante Golias de cima para baixo, pois ele estava assentado na mão poderosa do Deus de Israel.

v TRANSFORMAÇÃO CIRÚRGICA (Romanos 10: 8-9):
Para ser curado do nanismo, o ser humano precisa passar por uma cirurgia onde é retirado um tumor intracraniano, ou realizar administração da hormona do crescimento que a somatotropina desde a primeira infância.
Para ser curado do nanismo espiritual é necessário passar pela cirurgia espiritual e realizar a retirada do tumor da incredulidade junto com a administração da somatotropina do relacionamento com Deus (oração, jejum e estudo da Palavra).
Como se faz a cirurgia?
Confessando a Jesus como seu único e suficiente Salvador. Quando Jesus entra em nosso coração, isto é, quando o confessamos como Senhor e Salvador, e em nosso coração cremos que Deus o ressuscitou dentre os mortos, somos salvos. E a partir daí, começamos a administrar a somatotropina (oração, jejum, estudo da Palavra) espiritual e nos tornamos gigantes espirituais. Crescemos pessoalmente, espiritualmente, ministerialmente, financeiramente, enfim, em todas as áreas da nossa vida.
Deixa Jesus entrar em seu coração hoje! Agora se possível for. Deixe-O curar-lhe do nanismo espiritual e fazer-lhe crescer como “Mais que vencedor em Cristo”.

v O CIRURGIÃO AMÁVEL:
Jesus é o cirurgião mais bem conceituado do universo. Ele é o único que nunca cometeu erros médicos, pelo contrário, todos os seus pacientes são 100% recuperados e melhor, ficam melhores do que eram antes de conhecê-Lo.
Jesus é o único cirurgião que para trazer aos seus pacientes uma vida perfeita, se entregou à própria morte, e morte de cruz, por nos amar de forma incomparável. JESUS TE AMA E TE AMA MUITO.
Seu maior desejo é vê-lo feliz, realizado, envolvido completamente com a Vida que Ele é.
Não deixe essa oportunidade passar. Não deixe pra depois. O aceite agora. Se entregue a Jesus.
Não é difícil, não custa nada, não dói e é maravilhoso. Basta você fazer esta oração: “Senhor Jesus, eu não quero mais viver sofrendo. Por isso pesso que venha morar em meu coração. Eu te aceito como meu único e suficiente Salvador, confesso que sem Ti nada sou e desejo imensamente experimentar deste relacionamento Contigo. Perdoe os meus pecados e seja pra sempre o meu Senhor. Venha governar a minha vida. Rejeito toda incredulidade, todas as alianças que fiz com os espíritos das trevas, conciente ou inconcientemente, desligo meu corpo, alma e espírito das regiões das trevas e os ligo as regiões celestiais onde habita o Trono do Deus Altíssimo, em nome de Jesus, amém”.
Então seja feliz e cresça gigantemente na presença de Deus. Aleluia!

Prª. Giu Costa Ramos

giulianalevita@hotmail.com

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial